CGI Club Golf Ibérico
Avª Engº Duarte Pacheco, 19, 6º Dto, 1070-100 Lisboa

tel: +351 916 152 439
fax: +351 210 493 181

socios@clubgolfiberico.com
Club Golf Ibérico
EN
PT
TROFÉU AÇORES 2016 | MEDIA ROOM

MEDIA ROOM | 3º TROFÉU AÇORES / 5º TROFÉU IBÉRICO DE CLUBES

PRESS RELEASES OFICIAIS /COMUNICADOS DE PRENSA

28 de Outubro 2016_4º Comunicado de Imprensa

3.º TROFÉU AÇORES / 5.º TROFÉU IBÉRICO DE CLUBES / TAÇA VINHOS DE PORTUGAL

 

Buckinghamshire Estreia-se com vitória

 

Clube de Golfe da Ilha Terceira traz Taça André Jordan pela primeira vez para os Açores

 

O inglês David Richards entrou para a história do Troféu Açores por ser o primeiro vencedor estrangeiro e logo no primeiro ano em que houve participantes de um clube do Reino Unido.

 O Clube de Golfe da Ilha Terceira tornou-se no primeiro clube açoriano a conquistar o Troféu Ibérico de Clubes, sucedendo à Associação Nacional de Seniores de Golfe e assegurando, ao mesmo tempo, a manutenção da prestigiada Taça André Jordan na sede da coletividade açoriana.

 A Final do 5.º Troféu Ibérico realizou-se em simultâneo da Final do 3.º Troféu Açores e com mais uma edição da Taça Vinhos de Portugal, um “três em um” organizado pela Stream Plan e o Club Golf Ibérico, no Batalha Golf Course, na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

 Perante um total de 20 equipas – o mesmo número de 2015 – e 37 jogadores, depois de 22 torneios qualificativos, que passaram por Portugal (incluindo as ilhas de São Miguel e Terceira), Espanha e Inglaterra, as Finais dos três eventos confluíram aos percursos A e B do Batalha Golf Course, 18 buracos que no passado receberam provas do European Seniors Tour, PGA EuroPro Tour e PGA Portugal Tour.

 Embora mantenha a designação de Troféu Ibérico, a verdade é que esta competição foi pela primeira vez às Ilhas Britânicas e há planos para continuar a sua expansão a outros destinos emissores de turismo para a Região Autónoma dos Açores.

 Aliás, é sintomático que um dos vencedores seja exatamente um inglês, David Richards, do Buckinghamshire Golf Club, que ganhou o 3.º Troféu Açores (classificação individual), com 148 pancadas, 36 acima do Par (medal net), após voltas de 72 e 76.

 «Foi um evento incrível, o campo de golfe é espantoso e passámos aqui um tempo muito bom. Devo dizer que isto significa muito para mim e estou muito feliz», disse, na cerimónia de entrega de prémios, depois de receber o troféu e os prémios dos patrocinadores das mãos de Isabel Barata, antiga diretora regional de Turismo dos Açores e atual membro do conselho de administração da SATA-Azores Airlines.

 David Richards deixou a 4 pancadas de distância Fernando Sequeira, antigo presidente de Os Belenenses e membro da Secção Centro da Associação Nacional de Seniores de Golfe (ANSG), que assinou dois cartões de 76, para um agregado de +36.

 A ANSG tinha ganho a classificação coletiva em 2015, embora com a sua Secção Norte, e este ano voltou a estar bem representada, com a Secção Centro a terminar no 3.º lugar, com Fernando Sequeira e José Cândido de Oliveira a concluírem o 5.º Troféu Ibérico de Clubes com 312 pancadas, 68 acima do Par, apresentando jornadas de 152 e 160.

 A 2.ª posição foi para o eterno Clube de Golfe de Viseu, um dos maiores apoiantes desta competição desde o seu nascimento, graças ao envolvimento ativo do seu presidente, Carlos Tinoco. O C.G. Viseu ganhou em 2013 e 2014, foi 6.º classificado no ano passado e vice-campeão este ano, com José Marques Oliveira e Carlos Rodrigues a somarem 311 (150+161), +84.

 Os campeões ibéricos de clubes são agora o Clube de Golfe da Ilha Terceira, que alinhou com João Ferreira (o vencedor da etapa qualificativa) e João Valadão, com 304 pancadas, 84 acima do Par, depois de duas voltas de 152, com grande destaque para os excelentes resultados de 72 de Valadão no primeiro dia e de 74 de Ferreira no segundo. 

 As 72 pancadas de João Valadão foram o melhor resultado do torneio, igualado pelo espanhol Santiago Campo Barquilla (do Golf Guadiana), pelo inglês David Richards (Buckinghamshire) e pelo português José Melão Silveira (CampoReal).

 Paralelamente ao 3.º Troféu Açores e ao 5.º Troféu Ibérico de Clubes, realizou-se a Taça Vinhos de Portugal, destinada a acompanhantes e sócios dos clubes participantes, incluindo o VerdeGolf Country Club, o clube residente no Batalha Golf Course, em São Miguel. O vencedor foi Luís Lindo, exatamente do VerdeGolf, com 37 pontos stableford net, superando Frédéric Denecker, dos Tigres do Bosque, com 32.

 Como sublinhou Pilar de Melo Antunes, diretora da Azores Golf Islands, é notável que Luís Lindo tenha ganho um torneio, pois «só começou a jogar há um ano», apresentando um handicap de 30,5 EGA, mas o fator casa fez-se, sem dúvida, sentir.

 Também João Ferreira, um dos vencedores da Taça André Jordan, só começou a jogar golfe «há 17 meses», como o próprio quantificou, e a sua história merece ser contada, por ser um exemplo de perseverança, de andar com a vida para a frente, de encarar sempre o lado positivo das coisas.

 «Tenho 44 anos e foi-me diagnosticado um cancro no pulmão. Não conseguira respirar e o médico recomendou-me jogar golfe. Foi por isso que comecei, mas posso dizer que se não fosse pelo golfe, provavelmente hoje em dia não estaria aqui. 

 «No início só conseguia jogar um buraco e ficava cansado, depois joguei dois e por aí em diante. Hoje em dia faço 18 buracos sem grande esforço, mesmo no Batalha Golf Course que é bem mais acidentado do que o Clube de Golfe da Ilha Terceira onde costumo jogar. Nunca jogo de buggy.

 «Não me admira que as jogadoras (do Ladies European Tour Access Series) tenham considerado este o campo mais difícil do circuito porque acredito que seja dos mais difíceis da Europa. É muito competitivo e é obviamente um orgulho suplementar saber que fomos nós a vencer, pela primeira vez  para os Açores, este Troféu Ibérico de Clubes.

 «Quando ganhei o torneio de qualificação, escolhi outro parceiro, com quem costumo jogar em pares, mas ele tinha já uma viagem marcada para esta data e então o clube decidiu chamar o João (Valadão) que tinha ficado em 2º. Foi uma boa escolha, não o conhecia muito bem mas é um bom parceiro, é seguramente uma dupla para repetir e para o ano lá estarei de novo a tentar qualificar-me para a Final para defender o título.

 «Este ano ganhei cinco torneios mas esta foi a primeira vez que saí da Ilha Terceira para jogar um torneio de golfe. É a minha primeira vitória fora. Foi um excelente convívio. Os espanhóis e ingleses demonstraram ser boas companhias e ficaram amizades para o resto da vida».

 Foi em 2005, para comemorar a vinda da World Cup/Taça do Mundo de profissionais a Portugal, na qual esteve envolvido o promotor António Carmona Santos, fundador da Stream Plan, que se realizou a primeira edição do Troféu Ibérico, vencendo o Alto Golf. 

 Em 2013 o Troféu Ibérico regressou e foi completamente dominado pelo Clube de Golfe de Viseu, que revalidou o título em 2014. A ANSG-Delegação Norte impôs-se em 2015 e o novo detentor da Taça André Jordan é o C. G. da Ilha Terceira.

 Em todos os torneios qualificativos as jogadoras e jogadores foram brindados com prémios patrocinados pela Murganheira e pela Azores Gourmet, mas mesmo os que não tiveram direito a prémio, puderam degustar os produtos dos patrocinadores, alguns dos quais verdadeiras especialidades regionais açorianas.

 Este evento “três em um” tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.). 

 Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour. A organização do Troféu Ibérico de Clubes está ainda a cabo da Azores Golf Islands / Ilhas de Valor.

 

Jorge Monteiro / Wines of Portugal

 «Perguntamo-nos muitas vezes se desporto e bebidas alcoólicas podem associar-se. Provavelmente no caso genérico diremos que não, mas no caso do golfe e dos Vinhos de Portugal não terei dúvidas em responder que sim. Trata-se de dois “produtos-prazer” que, como tal, devem ser seraficamente degustados, procurando-se extrair o melhor que têm. Curiosamente, poderemos acrescentar que ambos –  o produto (vinho) e o serviço (golfe) – são também duas estrelas neste Portugal, destino turístico que nestes últimos anos se revelou como uma estrela mundial. Estas duas razões, por si só, justificam a associação da marca Wines of Portugal ao 3.º Troféu Açores / 5.º Troféu Ibérico de Clubes. Que o vencedor tenha celebrado a vitória saboreando um bom Vinho de Portugal».

 

Luis Cogumbreiro / PanAzorica

 «De todos os Produtos Turísticos que compõem a oferta do destino Açores, o golfe é dos que mais vai de encontro ao que se pretende para as nossas Ilhas. Antes de mais, os golfistas de todos os mercados emissores, querem vir aos Açores fora da nossa época alta. Nessa altura podem jogar nos seus campos. São de um segmento económico médio/alto; deixam dinheiro, não só nos hotéis, nos campos de golfe, nos restaurantes, em viaturas de aluguer ou em autocarros, mas também numa miríade de empresas dos mais diferentes tipos. Os golfistas que vem aos Açores são também nossos promotores, não só da qualidade dos nossos campos de golfe, mas também da nossa incontestada beleza natural. Eventos como o Açores Ladies Open, o Troféu Açores ou a Taça Vinhos de Portugal, são prova da capacidade e proficiência da Stream Plan que, com muito esforço e perseverança, tem conseguido projetar o golfe dos Açores em Portugal e no estrangeiro».

 

 DOWNLOAD COMUNICADO COMPLETO PDF (PT)

 DOWNLOAD COMUNICADO  DE PRENSA COMPLETO PDF (ES)

 DOWNLOAD PRESS RELEASE PDF (EN)

 DOWNLOAD IMAGEM 

 DOWNLOAD IMAGEM 

20 de Outubro 2016_3º Comunicado de Imprensa

Final arranca amanhã após digressão por Portugal, Espanha e Inglaterra 

 

A Final será jogada no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 21 e 22 de outubro. 

 

Após cinco meses de intensa atividade em Portugal, Espanha e Inglaterra, é já amanhã (sexta-feira) que arranca a Final do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes, organizado pela Stream Plan e Club Golf Ibérico, no Batalha Golf Course, na ilha de São Miguel.

 Durante dois dias (amanhã e depois), os vencedores de 22 torneios realizados nestes três países, bem como os seus convidados, irão ter o privilégio de competir num campo que há três semanas acolheu o 6º Açores Ladies Open, integrado na segunda divisão do golfe profissional feminino europeu, com algumas promessas do golfe feminino europeu, e também o campo que todos os anos recebe o Açores PGA Open, com a elite dos profissionais portugueses, num ano em que o turismo nos naquela Região Autónoma atingiu novos recordes.

 Nos oito últimos torneios de apuramento para a Final do 3.º Troféu Açores os campeões foram: João Lourinho no 5º Torneio do Norte da Delegação Norte da Associação Nacional de Seniores de Golfe, realizado no Campo de Golfe de Amarante; Jean Zaragoza na Symington Cup do Lisbon Sports Club; Alfredo Campos Lopez no III Trofeo Reale Seguros, no Club de Golf Norba, em Cáceres; José Marques Oliveira no Apuramento dos Campeões do Clube – Taça Ibérica, no Montebelo Golfe; João Carlos Gouveia no 7ª torneio da Ordem de Mérito do VerdeGolf Country Club no Furnas Golf Course; António Tendeiro Rodrigues e Rui Brás no Tanquilidade - Race to Açores do Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, no campo da Curia; e José Ricardo Silva na Taça do Capitão do Club Golf Ibérico, no Lisbon Sports Club.

 Todas as competições tiveram, ao longo do ano, adesões significativas com jogadores de todo o país e da raia espanhola: 146 participantes no torneio da ANSG Centro no Estoril, 104 no Club Golf Norba, 103 no Golf del Guadiana, 84 em Pinheiros Altos com a Delegação sul da ANSGP, 76 em Miramar, 61 no Belas Clube de Campo, 56 em Praia d’El Rey pelo Clube Millennium BCP, 54 no John O’Leary Day no Buckinghamshire Golf Club, 52 na Taça Dockery, 52 em Amarante, 50 no Lisbon Sports Club, 48 no CampoReal, 42 no Montado, 27 do Clube de Golfe de Viseu, 27 no Furnas Golf Course, 17 na Aldeia dos Capuchos, 14 no Lisbon Sports Club, 12 em Oeiras com a ANSG Senhoras e 9 na Aroeira com o Clube de Jornalistas.

 O vencedor NET de cada um destes torneios qualificativos ficou apurado para a Final, desde que com idade igual ou superior a 16 anos. Mas, como em simultâneo com o 3.º Troféu Açores, decorrerá neste final de semana uma competição por equipas, o 5.º Troféu Ibérico de Clubes – Taça André Jordan, foi preciso selecionar um segundo elemento de cada clube. Esse segundo jogador é escolhido pelo vencedor ou pelo campo, pelos critérios que entender. Desta forma, procura-se realçar o espírito de equipa e retoma-se um formato que era caro até há alguns anos à Taça do Mundo de profissionais (World Cup). Alguns clubes optaram por chamar o segundo classificado.

 Em todos os torneios as jogadoras e jogadores têm sido brindados com prémios patrocinados pela Murganheira e pela Azores Gourmet, mas mesmo os que não tiveram direito a prémio, puderam degustar os produtos dos patrocinadores, alguns dos quais verdadeiras especialidades regionais açorianas.  

 Ao mesmo tempo da Final, e no mesmo campo, decorrerá também a Taça Vinhos de Portugal no dia 22 de outubro, de forma a dar a possibilidade a todos os jogadores federados, a quem não lhes foi possível qualificar para o Troféu Açores, de poder disfrutar do golfe nos Açores enquanto apoia o seu clube na final.

 O evento tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.). 

 Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.

 José Carmona Santos, o promotor do evento, em nome da Stream Plan, declarou, um dia antes da competição: «Na companhia da marca Açores, da Azores Airlines e dos Vinhos de Portugal, percorremos o País, fomos a Espanha por duas vezes, estivemos em Londres e abrimos pontes para Toronto e Boston. Agora voltamos a casa, aos Açores, no Campo da Batalha, reunidos com os vencedores das classificativas e com outros tantos sócios dos clubes visitados. Sexta-feira e Sábado vão ficar definidos os vencedores das competições em disputa, os campeões dos mais de 1500 participantes do Troféu Açores, certamente o maior e mais internacional circuito de Golf Amador Português. Aos participantes, Clubes e a todos os patrocinadores muito obrigado pelo entusiasmo com que nos tem ajudado a construir este circuito, uma verdadeira rede de Golfistas».

 

 DOWNLOAD COMUNICADO COMPLETO PDF (PT)

 DOWNLOAD IMAGEM 

 DOWNLOAD IMAGEM 


 

GABINETE DE IMPRENSA STREAM PLAN / CLUB GOLF IBÉRICO

 23 de Julho 2016_2º Comunicado de Imprensa

3.º TROFÉU AÇORES / 5.º TROFÉU IBÉRICO DE CLUBES / TAÇA VINHOS DE PORTUGAL

 

Treze clubes têm representantes na Final Circuito já passou por Espanha e Inglaterra

 

  A Final será jogada no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 21 e 22 de outubro.

 

Chegados ao final de julho, já meia época de golfe se passou em 2016 e à entrada do verão a expectativa aumenta para saber quem irá disputar em outubro a Final do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes, organizado pela Stream Plan e Club Golf Ibérico.

 

Um total de 13 clubes já realizou as suas fases qualificativas em Portugal, Espanha e Inglaterra, mas esta autêntica Liga de Clubes de Golfe irá ainda passar por mais 8 campos, incluindo Espanha e Região Autónoma dos Açores, promovendo os Açores como um destino turístico de golfe de referência.

 

Os vencedores dos torneios de qualificação que já se apuraram para a Final do 3.º Troféu Açores foram Fernando Sequeira (no 3º Torneio Circuito Centro no Estoril), Maria Célia Mitschler (1º Torneio Convívio de Senhoras da Associação Nacional de Seniores de Golfe de Portugal), Francisco Ayala Jiménez (Torneo Presidente do Golf del Guadiana), Jorge Lima Martins (12º Torneio da Ordem de Mérito Golf Aldeia dos Capuchos), Diogo Alves Santos (Torneio Escola CGM Globalgolf em Miramar), Gonçalo Mareco (3ª Ordem de Mérito no Montado), Fernando Teixeira da Silva (3º Torneio Ordem de Mérito do Clube Millennium BCP em Praia d’El Rey), Henrique Oliveira Barros (Taça Dockery do Oporto Golf Club), Albino Fernandes (Clube de Golfe do CampoReal), Nuno Monteiro Silva (Belas Clube de Campo), Didier Lapeyronie (Clube de Jornalistas, na Aroeira), Amândio Pacheco (ANSGP Delegação Sul nos Pinheiros Altos) e Dave Richards (Buckinghamshire Golf Club).

 

Todas estas competições tiveram adesões significativas com jogadores de todo o país e da raia espanhola: 146 participantes no torneio da ANSG Centro no Estoril, 103 no Golf del Guadiana, 84 em Pinheiros Altos com a Delegação sul da ANSGP, 76 em Miramar, 61 no Belas Clube de Campo, 56 em Praia d’El Rey pelo Clube Millennium BCP, 54 no John O’Leary Day no Buckinghamshire Golf Club, 52 na Taça Dockery, 48 no CampoReal, 42 no Montado, 17 na Aldeia dos Capuchos, 12 em Oeiras com a ANSG Senhoras e 9 na Aroeira com o Clube de Jornalistas. No ano passado, houve mais de 1.400 inscrições e este ano estima-se que se superem as 1.500.

 

O vencedor NET de cada um destes torneios qualificativos fica apurado para a Final, desde que com idade igual ou superior a 16 anos. Mas, como em simultâneo com o 3.º Troféu Açores, decorrerá uma competição por equipas, o 5.º Troféu Ibérico de Clubes – Taça André Jordan, é preciso selecionar um segundo elemento de cada clube. Esse segundo jogador é escolhido pelo vencedor ou pelo campo, pelos critérios que entender. Desta forma, procura-se realçar o espírito de equipa e retoma-se um formato que era caro até há alguns anos à Taça do Mundo de profissionais (World Cup).

 

A próxima etapa classificativa está a ser disputada hoje mesmo (dia 23 de julho), em Ponte de Lima. Seguem-se Ilha Terceira, ANSG Delegação Norte em Amarante, Lisbon Sport Club (duas vezes), Norba Golf (Cáceres), Quinta das Lágrimas, Batalha e Clube de Golfe de Viseu em Montebelo.

 

Em todos os torneios as jogadoras e jogadores têm sido brindados com prémios patrocinados pela Murganheira e pela Azores Gourmet, mas mesmo os que não tiveram direito a prémio, puderam degustar os produtos dos patrocinadores, alguns dos quais verdadeiras especialidades regionais açorianas.  

 

A Final de 2016 do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes será jogada no Batalha Golf Course, na ilha de São Miguel, a 21 e 22 de outubro. No mesmo campo, ocorrerá também a Taça Vinhos de Portugal no dia 22 de outubro, de forma a dar a possibilidade a todos os jogadores federados, a quem não lhes foi possível qualificar para o Troféu Açores, de poder disfrutar do golfe nos Açores enquanto apoia o seu clube na final.

 

O evento tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).

 

Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.

 

 DOWNLOAD COMUNICADO COMPLETO PDF (PT)

 DOWNLOAD COMUNICADO COMPLETO PDF (ES)

 REPORTAGEM FOTOGRÁFICA / IMAGE GALLERY 

 

GABINETE DE IMPRENSA STREAM PLAN E CLUB GOLF IBÉRICO

 

04 de Março 2016_1º Comunicado de Imprensa

3.º TROFÉU AÇORES / 5.º TROFÉU IBÉRICO DE CLUBES / TAÇA VINHOS DE PORTUGAL

 Inglaterra e América do Norte entram no calendário para 2016

A Final será jogada, como em 2015, no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 22 e 23 de outubro.

Mas antes jogam-se mais de 20 provas de apuramento envolvendo perto de 1500 jogadores


O Pavilhão Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa foi hoje palco da apresentação do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes/Taça Vinhos de Portugal, com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e do Director Executivo da Associação de Turismo dos Açores, Francisco Coelho.

Nas suas terceiras e quintas edições, respetivamente, estes troféus voltam a explorar o conceito de Liga de Clubes de Golfe disputada entre clubes da Península Ibérica, mas alargando desta vez o âmbito a outros países, o que potencia a importância do evento na promoção dos Açores como destino turístico de golfe de eleição. 

Confirmada está já uma classificativa em Julho no Buckinghamshire Golf Club, em Inglaterra, decorrendo conversações bem encaminhadas para que o Canadá (Toronto) e os Estados Unidos (Boston), onde existem grandes comunidades de portugueses oriundos dos Açores, também façam parte do calendário para este ano. Em Espanha, será o Norba Club de Golf, em Cáceres, numa prova de apuramento a disputar em setembro.

Em 2015 a competição organizada pelo Club de Golf Ibérico e pela Stream Plan superou todas as expectativas de crescimento, não só nos torneios de qualificação mas também na Final, ao duplicar o número de participantes e de clubes envolvidos, para além de, pela primeira vez, ter havido um clube espanhol na Final. Participaram quase 1400 jogadores num total de 22 classificativas em outros tantos clubes.

Nas provas classificativas para o Troféu Açores, o vencedor será designado pelo melhor resultado net, que se apura para representar o seu clube na Final a disputar na ilha de São Miguel. Depois, cabe-lhe designar, entre os sócios efetivos do seu clube, o parceiro/a com quem pretende formar equipa no Troféu Ibérico de Clubes – Taça André Jordan, que se realiza em simultâneo. A Final em 2016 será jogada no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 22 e 23 de outubro.

O jovem Francisco Martins da Silva, do Clube de Golfe Médico, é o actual detentor do Troféu Açores, e quanto à prova colectiva, depois de dois anos seguidos de domínio do Clube de Golfe de Viseu, o ano passado foi a vez de sagrar-se Campeão Ibérico de Clubes a Delegação Norte da Associação Nacional de Seniores de Golfe (ANSG), representada por Alfeu Casimiro Rodrigues e António Marques Pires.

A Stream Plan e o Governo Regional dos Açores estão em perfeita sintonia na necessidade de promover a Região Autónoma como um destino turístico de golfe, nacional e internacionalmente, como se depreende da apreciação global de Vítor Fraga, o Secretário Regional de Turismo e Transportes: 

“É com prazer que o Governo dos Açores se associa ao Troféu Açores 2016, que terá o seu torneio final em Outubro deste ano. Estamos certos que os participantes que virão aos Açores participar neste evento irão disputar os seus jogos rodeados de natureza exuberante em campos de grande qualidade e com uma orga-nização exemplar. Lanço o desafio  à organização para que, nos jogos de apuramento que se irão realizar entre maio e setembro, nos diversos campos nacionais, nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e Espanha,  os Açores sejam promovidos como um destino de férias activas por excelência, em que a prática de golfe é efectuada em perfeita simbiose com a natureza. Agradeço aos promotores  a confiança depo-sitada nos Açores para a realização deste evento que em muito dignifica a nossa Região como destino Turístico Ativo.”

O evento tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na orga-nização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).

Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.

“O Troféu Açores tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes circuitos de golfe em Portugal e como uma ferramenta essencial do Turismo dos Açores no seu posicionamento e atractividade”, sublinha José Carmona Santos, da Stream Plan. “Aos 1400 participantes nacionais e espanhóis, que participaram em 2015, juntaremos este ano cerca de 200 participantes de um clube britânico, de um clube dos Estados Unidos e de um clube canadiano, consolidando o circuito como uma prova internacional promotora do destino Açores e das rotas da Azores Airlines.”

E acrescenta: “desportivamente continuaremos a promover uma forte relação com os clubes participantes, incentivando-os a escolherem as suas melhores e maiores provas e em alguns casos a continuarem com os seus rankings específicos classificativos para a grande Final. O tema do vinho continuará a também fazer parte do ADN desta prova e a Vini Portugal acompanhará a prova nas suas deslocações internacionais. A Final em outubro coincidirá com a grande feira de Vinhos de S. Miguel nos Açores.

 

 DOWNLOAD COMUNICADO COMPLETO PDF (PT)

 DOWNLOAD PRESS RELEASE IN PDF FORMAT (EN)

 BAJAR COMUNICADO DE PRENSA PDF (ES)

 FILME DE APRESENTAÇÃO PRESENTATION 

 REPORTAGEM FOTOGRÁFICA / IMAGE GALLERY 

 

Gabinete de imprensa Stream Plan / Club Golf Ibérico com a Golftattoo

CONTACTOS GABINETE DE IMPRENSA

Press Officer: Hugo Ribeiro

e-mail: press@streamplan.pt

telefones: 96 4045622 / 93 4220853 / 91 5845697